8 de abril de 2019

A um mês do Dia das Mães, varejo tem 67 milhões de motivos para apostar na data

Segundo pesquisa do Google, temos atualmente 67 milhões de mães no Brasil, número maior que a população de países como Reino Unido, França e Itália. Isso significa que as marcas têm exatamente esse mesmo número de oportunidades para aumentar o seu faturamento até o próximo dia 12 de maio, quando será comemorado o Dia das Mães. A data é a mais importante do primeiro semestre para o varejo, atrás apenas de Natal e Black Friday no geral.

 

Com alta de 12% em 2018 e previsão de crescimento de 16% para 2019, com um volume de vendas da ordem de R$ 80 bilhões, o e-commerce brasileiro segue crescendo junto com as oportunidades do mercado online. 

 

- A marca que quiser alavancar suas vendas no Dia das Mães tem que pensar suas estratégias desde já. Diria que quem ainda não se planejou, está atrasado. Os consumidores começam a buscar informações sobre a data um mês antes, e faltam pouco mais de 40 dias - explica Ricardo Castelo, sócio da Buzzer Digital e especialista em mídia online, que está em Manaus para uma série de consultorias relacionados ao varejo. 

 

O comportamento do consumidor já não é mais o mesmo, uma vez que ele não se limita mais à loja física ou à online. Os canais se retroalimentam e trazem uma jornada de consumo muito mais complexa e o desafio de trabalhar de forma harmônica o On + Off. 

 

- O embate online x offline já não importa. Uma compra pode se iniciar com uma experimentação na loja física, ser pesquisada no smartphone e concluída no desktop. É comum o consumidor ir à loja física em busca de mais informação e experiência sobre o produto - completa Castelo.