18 de julho de 2019

Chargeback: o prejuízo que pode levar até 90 dias para chegar

Você sabe o que é Chargeback? Trata-se do nome dado ao cancelamento da compra online que foi realizada através do cartão de crédito. Isso pode ocorrer por conta do não reconhecimento da compra pelo titular ou devido ao fato de a transação não obedecer às regulamentações previstas pelas administradoras dos cartões. De modo geral, os lojistas excluem as reprovações automáticas do cálculo da taxa de aprovação de pedidos, supondo que eram tentativas de fraude. No entanto, por nem sempre serem, esse processo afeta o cálculo da taxa de aprovação.
 
Claro que o chargeback foi criado pelas operadoras de cartão com o intuito de conferir maior segurança às transações realizadas, em especial no e-commerce. O problema é que, no processo do cálculo, alguns dos reprovados podem não ser fraudulentos, mas acabam sendo considerados. A consequência disso? Cria-se uma máscara na estimativa de perda de receita, porque maquia, de alguma forma, a verdadeira taxa de aprovação com a qual o varejista trabalha. É aí que entra o índice de chargeback, importante indicador no comércio eletrônico.
 
As baixas taxas de aprovação podem indicar alto número de falsos-positivos, frustrando clientes legítimos e causando danos na imagem do negócio. A questão é que o prejuízo pode levar até 90 dias para chegar ao lojista, gerando confusão nas contas. Para um índice mais preciso do chargeback, é fundamental dividir o valor do prejuízo pelas vendas no mês no qual a transação que gerou o estorno foi feita. Ou seja, não incluir no balanço do mês em que chegou ao conhecimento do varejista. Além disso, cabe ao comércio e às administradoras de cartões implementarem políticas de segurança para minimizar riscos nas operações.