Confira o que foi destaque no Google Marketing Live 2019
Nos dias 14 e 15, o Google apresentou ao mundo as suas mais recentes novidades sobre produtos e práticas de sucesso das ferramentas da empresa. Além de apresentar o road map de inovações das plataformas, o Google Live Marketing tem por objetivo conectar líderes da indústria e transformar insights em ações apoiadas em tendências. O evento aconteceu em São Francisco, na Califórnia (EUA), e contou palestras de um time de peso da gigante multinacional, entre eles Karen Sauder (VP de vendas), Brad Bender (VP de Display e Video Ads), Catherine Courage (VP de Desing), Steve Arthur e Mike Henry ( Diretores da Indústria). Confira abaixo alguns destaques:
Jornada de compra
O mobile revolucionou a maneira com que os consumidores se relacionam com as marcas. Hoje, as pessoas engajam com mais frequência, de diferentes maneiras e de diferentes lugares. São tantos pontos de contato e possibilidades de interação que escolher um produto precisa ser uma experiência prazerosa e inspiradora.
Para isso, existe um termo fundamental: antecipar. É preciso prever as necessidade dos clientes, tomar atitudes e se destacar perante os concorrentes em um ambiente tão complexo de compra.
Chegamos então a um ponto fundamental. O fato do ecossistema estar mais complexo não quer dizer que as estratégias de experiências do cliente também precisam ser complicadas de se realizar. O objetivo principal continua o mesmo: atingir as pessoas certas na hora certa e com a mensagem certa.
Seja Descoberto
As pessoas utilizam o Google para se comunicar, buscar respostas e se entreter. Paralelamente a isso, entram na jornada também o scroll por feeds de redes sociais, vídeos do Youtube e ofertas do Gmail. São muitas oportunidades para as marcas engajarem. Um estudo recente do Google com a Ipsos mostrou que 76% dos consumidores gostam de fazer descobertas curiosas enquanto compram. Além disso 85% deles realizam alguma ação realizada ao produto 24h depois de descobri-lo, tais como buscar por reviews, comparar preços e até mesmo realizar a compra.
Discovery Ads
Um dos lançamentos do Google para este ano é o Discovery Ads, uma nova maneira de impactar consumidores no momento em que estão abertos a descobrir novos serviços e produtos.
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– Criativos relevantes e ricos: inspire os consumidores com uma demonstração de sua marca ou seus produtos em um carrossel de imagens personalizável, reproduzido nativamente
– Resultados: Combinando o alcance dessa tela criativa de demonstração com os recursos de intenção do Google, é mais fácil antecipar o que seus clientes querem e entregar os resultados que você gosta.
– Alcance: a home do Youtube, as Promoções do Gmail e as redes sociais podem ser usadas associadas ao Discovery para impactar milhões de pessoas com apenas uma campanha.
Gallery Ads
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Um novo formato de anúncios de Search que traz mais conteúdo para a página de resultados da pesquisa. Combinando a intenção de busca com um formato visual mais interativo, os Gallery Ads facilitam a comunicação do que sua marca tem a oferecer. O Google descobriu que, em média, os grupos de anúncios que incluem um ou mais anúncios de galeria têm até 25% mais interações – ou cliques pagos – no topo das páginas de busca para celular.
Novo Google Shopping
O Google Shopping também está cheio de novidades para este ano, com novas experiências e imersões para os consumidores compararem milhares de produtos de milhares de lojas.
Quem estiver pronto para comprar, vai poder fazer o pedido online, em uma loja próxima ou diretamente pelo Google. Para as marcas e anunciantes, é o momento de reunir anúncios, local e transações em apenas um lugar para tornar a jornada do consumidor mais simples.
Os clientes terão uma página inicial personalizada na guia “Shopping", onde poderão filtrar com base nos recursos de que mais gostam e nas marcas que amam, ler comentários e até assistir a vídeos sobre os produtos. Por exemplo, se eles estão procurando fones de ouvido, eles podem filtrar sem fio e a marca que estão procurando.
Dados de Marketing com o Data Studio
A palestra de Ricardo Muti e Mary Pishny, gerentes de produto do Data Studio abordou sobre questões fundamentais no que se refere a dados.
Para exercer seu papel dentro do ecossistema de estratégias de marketing para analisar seus próprios dados, são necessárias 3 coisas:
– que a análise seja simples de ser feita
– que os usuários possam definir suas próprias dimensões e métricas
– que a experiência seja rápida, mesmo com um volume grande de dados
Em um segundo estágio, pós análise, é preciso que os dados e insights sejam distribuídos de maneira clara/eficiente.
Por meio de uma série de demonstrações diretamente no Data Studio, os dois gerentes de produto comprovaram como a ferramenta está cada vez intuitiva e simples de ser utilizada. As integrações com os outros produtos do Google – como o Analytics – deixam as análises ainda mais completas para os profissionais de marketing.
As principais novidades anunciadas em relação à plataforma foram:
– Versão Beta do Big Query BI Engine
– Gráficas com cruzamento de filtros
– Histórico de relatórios
– Agendamento de e-mail
– Visualização em comunidade
– Serviços avançados de conexão
– Ferramentas de desenvolvimento
O Design gerando Confiança
Quando anúncios funcionam bem, eles constroem confiança com os usuários. Para isso, é preciso entender quais são os problemas que os usuários possuem e descobrir como resolvê-los. A segurança está cada vez mais em evidência nesse cenário. Os pontos principais diante disso são:
Produto
– Confiabilidade
– Facilidade de Uso
– Controle do Usuário
– Transparência
– Consistência
– Benevolência
Serviços
– Qualidade de Suporte
– Abertura
– Transparência
– Confiabilidade
O Google Ads reforçou suas políticas de controle em relação a palavras-chave inapropriadas para proteger seus anunciantes. Para os usuários, Todos os produtos Google estão oferecendo controles simples e acessíveis de privacidade. Cada um está empoderado para se proteger do que estiver interessante.
Alguns dados são interessantes nesse cenário quando levamos para a escala global. Na América Latina, os usuários estão mais preocupados com sua segurança física do que digital. No Japão, a confiança em empresas gigantes, como o próprio Google, é maior do que em empresas menores. Na Índia, muitas mulheres têm dispositivos móveis, mas elas os compartilham com outras pessoas.
As crianças também entram em pauta no que se refere a segurança. Pelo link https://safety.google/families/families-tips/ , as famílias podem encontrar uma série de dicas para evitar conteúdos nocivos aos pequenos.
Indústria do Turismo
A Indústria do Turismo movimenta 8.8 trilhões de dólares no mundo. O Mobile continua mostrando sua importância: o dobro de pessoas estão procurando “Lugares para Viajar” e um aumento de 6x em buscas de “O que fazer em x lugar”.
O Google está buscando antecipar as intenções dos viajantes para oferecer melhores experiências, especialmente no que se refere a dados e machine learning.
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64% dos profissionais de marketing na área de turismo concordam que a maneira com que as empresas usam os dados é definitiva para o seu desempenho. Saber como e onde encontrar seus clientes está totalmente apoiado nisso.
Como entregar relevância com Machine Learning? 60% dos profissionais de marketing acreditam que o Machine Learning permite que as empresas sejam mais competitivas, mas apenas 40% a utilizam nas suas estratégias. Mas porque esse número é baixo se os resultados são tão claros?
O Airbnb é um exemplo disso. Depois dos investimentos em machine learning e automação de vídeo, a empresas viu um aumento de 2.42x nas buscas pela marca e 14% de aumento nas reservas.
Com informações do site Predicta.net