19 de maio de 2020

Dia das Mães tem crescimento de 117% no faturamento do e-commerce em 2020

O faturamento do e-commerce cresceu 117% no Dia das Mães de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. É o que mostra o relatório da Social Miner, que analisou o comportamento de mais de 40 milhões de pessoas, entre os dias 12 de abril e 10 de maio deste ano. O resultado mostra que os consumidores não deixaram a data passar em branco e contornaram como puderam os impactos da crise econômica atual.
O setor de varejo foi um dos que mais sentiram a pandemia mundial de Covid-19. Com o fechamento dos estabelecimentos físicos, muitos varejistas tiveram que investir em peso nas lojas virtuais, acelerando o processo de digitalização das empresas. Durante o Dia das Mães deste ano, 65,2% dos consumidores compraram presentes pelo computador, uma clara influência da quarentena. Dentre as vendas por dispositivo, foram 65,2% no desktop e 34,8% no mobile.
Em relação às vendas no e-commerce, ainda que os homens tenham visitado mais os sites (52,7% do tráfego gerado), foram as mulheres que fizeram maior volume de pedidos (um total de 54,8%). Em 2020, esse pico se acumulou no dia 8 de maio, apenas dois antes da data. Em 2019, havia se concentrado a cerca de seis dias do evento. Isso mostra que o consumidor pode ter aguardado mais tempo com uma certa esperança pela reabertura das lojas físicas, além de repensar os investimentos.
O ticket médio dos presentes mostrou a cautela do consumidor, resultado da crise gerada pela Covid-19. Em relação ao ano passado, houve uma queda de 2,9%: de R$ 408,08 em 2019 para R$ 396,37 em 2020. Sobre faturamento, o setor de Telefonia foi o que mais se destacou, tendo um share de 16%. Entretenimento e Eletrodomésticos vieram em seguida, com share de 13% e 11%, respectivamente.
Os e-commerces de Moda e Acessórios (29,88%), Beleza (20,65%) e Eletrônicos e Informática (19,60%) foram os mais visados no Dia das Mães deste ano. As vendas no e-commerce se concentraram, principalmente, na região sudeste, com 63,03% dos pedidos.

Com os resultados demonstrados pelo Dia das Mães, o questionamento que fica é: como os consumidores vão se comportar no Dia dos Namorados que se aproxima? Falta pouco menos de 30 dias para a data e se você que aproveitar para alavancar as suas vendas a Buzzer Digital pode te ajudar. Entre em contato com a gente!