O Google anunciou recentemente uma série de alterações no Analytics, a plataforma da empresa responsável por análise e monitoramento em sites de todo o mundo. Aprendizagem automática, informes web unificados com os de aplicações, integrações nativas e atualizações de privacidade são algumas das novidades, que têm por objetivo proporcionar uma melhor experiência para os usuários, seja na precisão de análises ou na medição de dados. Com isso, agora o Analytics passa a contar com modelos de aprendizagem automáticos incorporados, com integrações entre o próprio GA e o Google Ads. Outra novidade é que os administradores das páginas terão novos controles, mais eficientes, para gerenciar dados.
- Para ajudá-lo a obter um melhor ROI de seu marketing a longo prazo, estamos criando um novo e mais inteligente Google Analytics que se baseia na propriedade App + Web que introduzimos na versão beta no ano passado. Ele tem o aprendizado de máquina em seu núcleo para exibir automaticamente insights úteis e fornecer uma compreensão completa de seus clientes em todos os dispositivos e plataformas. É centrado na privacidade por design, então você pode contar com o Analytics, mesmo quando as mudanças do setor, como restrições a cookies e identificadores, criam lacunas em seus dados. O novo Google Analytics fornecerá os insights essenciais e mais inteligentes para melhorar suas decisões de marketing. O novo Analytics pode alertá-lo automaticamente sobre tendências significativas em seus dados, como produtos que estão numa demanda crescente devido às necessidades de novos clientes. Será possível até mesmo antecipar ações futuras que seus clientes podem realizar. Por exemplo, ele calcula a probabilidade de rotatividade para que você possa investir com mais eficiência na retenção de clientes em um momento em que os orçamentos de marketing estão sob pressão - disse o texto divulgado pela empresa.
Jornada do cliente
O novo Analytics oferece medição centrada no cliente, em vez de medição fragmentada por dispositivo ou por plataforma. Ele usa vários espaços de identidade, incluindo IDs de usuário fornecidos pelo profissional de marketing e sinais exclusivos do Google de usuários que optaram pela personalização de anúncios, para fornecer uma visão mais completa de como seus clientes interagem com sua empresa. Por exemplo, você pode ver se os clientes descobrem primeiro sua empresa a partir de um anúncio na web, depois instalam seu aplicativo e fazem compras nele.
A nova abordagem também possibilita atender a solicitações antigas de anunciantes. Como o novo Analytics pode medir as interações do aplicativo e da web juntos, ele pode incluir conversões de visualizações engajadas do YouTube que ocorrem no aplicativo e na web em relatórios. Ver as conversões de visualizações de vídeo do YouTube junto com as conversões do Google e de canais pagos não pertencentes ao Google e canais orgânicos como Pesquisa Google, redes sociais e e-mail ajuda a entender o impacto combinado de todos os seus esforços de marketing.
"O novo Google Analytics agora é uma experiência padrão para novas propriedades e onde estamos investindo em melhorias futuras. Sabemos que existem recursos de que muitos profissionais de marketing precisam antes de substituir totalmente sua configuração existente do Analytics, portanto, incentivamos você a criar uma nova propriedade do Google Analytics 4 (anteriormente chamada de propriedade App + Web) junto com suas propriedades existentes. Isso permitirá que você possa coletar dados e se beneficie das inovações mais recentes à medida que se tornam disponíveis, enquanto mantém sua implementação atual intacta. Se você é um profissional de marketing corporativo, atualmente estamos em beta com uma versão do Analytics 360 que oferecerá SLAs e integrações avançadas com ferramentas como o BigQuery e terá mais para compartilhar em breve", explicou o Google.