8 de fevereiro de 2021

O comércio online ainda vai durar muito tempo!

A internet brasileira mudou muito neste último ano. O número de usuários no facebook praticamente dobrou. O ecossistema das mídias digitais ganhou em proporção e em qualidade. E as pessoas conseguem comprar com segurança e transparência, através de sites bancários ou lojas virtuais, com uma facilidade nunca antes possível.

Esses acontecimentos marcaram muito a economia, possibilitando muitas novidades, principalmente no mundo do e-commerce que teve um crescimento exponencial por conta da mudança de comportamento do consumidor na pandemia. Segundo a pesquisa “Jornada omnichannel e o futuro do varejo”, realizada pela Social Miner e parceira com a Opinion Box, 49% dos consumidores pretendem mesclar suas compras em 2021, entre ambiente online e lojas físicas.

Ou seja, muitos consumidores pretendem comprar pela internet algum produto que comprava no cotidiano, seja para evitar filas e estresse, mas principalmente porque encontraram preços inferiores na rede. Entre os destaques digitais, a conclusão é que o comércio eletrônico tem se tornado cada vez mais viável.

O estudo também mostra que 48% das pessoas querem aproveitar para adquirir produtos que saíram da lista de prioridades em 2020. E 84% estão na expectativa de encontrar boas ofertas.

Essa linha da pesquisa também revela a convergência entre o mundo físico e digital. 27% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram que não se sentem seguros comprando online. Já 39% chegaram a abandonar uma compra por não confiar na loja.

Isso mostra que, esse ano, com as pessoas mais aprimoradas e preparadas para as mudanças que colocarão mais pressão na indústria do varejo, o consumidor será muito mais exigente e qualificado, ou então não comprará.

Neste cenário, o mais provável é que o e-commerce vai experimentar um elevado crescimento nas compras de grande valor. Bens de alta tecnologia, bens pessoais como pertences ou roupas customizadas, bem como amenidades podem ser adquiridos e pagos segundo as preferências dos consumidores.