10 de dezembro de 2019

Google anuncia novo algoritmo de busca; conheça e entenda o BERT

O Google anunciou, na última segunda-feira (9), seu novo algoritmo de busca, chamado BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers). O principal objetivo da mudança é entender o contexto das consultas realizadas pelos usuários. De acordo com a empresa, a nova inteligência artificial vai trazer a maior mudança já feita em termos de motores de busca dos últimos cinco anos.

Entender o contexto diz respeito à compreender o significado das palavras e o que cada uma representa dentro de uma frase. Dessa maneira, pesquisas não conhecidas pelo sistema do Google farão mais sentido. Segundo a empresa, cerca de 15% das buscas são inéditas , e o novo algoritmo vai, justamente, facilitar o reconhecimento delas.

Compreender corretamente o que os usuários querem encontrar é essencial para uma melhor experiência. Antes, cada palavra (seja por voz ou texto) era captada como uma sequência, e não no contexto. A partir de agora, toda a relação entre as palavras será levada em conta. Sem o BERT, a busca era em torno apenas das palavras-chave. O Google entendeu que essa não era a melhor estratégia.

Como foi construído?

O primeiro passo do Google foi alimentar o sistema com milhares de artigos de fontes, como a plataforma Wikipédia, e de livros com vasto vocabulário. Posteriormente, foi feita uma espécie de aula com a plataforma, através de um treinamento. A máquina tinha que “exercitar seus conhecimentos” e preencher espaços em branco, analisando os contextos e construindo frases.

Segundo a empresa, em português, uma a cada oito pesquisas são afetadas pelo novo algoritmo. Isso porque, um ponto importante desta mudança é que muitas palavras do nosso vocabulário têm mais de um significado. O sistema vai fazer essa diferenciação, o que o torna ainda mais útil. Até preposições e conjunções, por exemplo, vão ganhar importância. Tudo terá importância na busca!