22 de abril de 2020

Google anuncia que comerciantes poderão vender gratuitamente na plataforma

A pandemia de coronavírus tem mudado bastante o setor de varejo, em especial para negócios que ainda não fizeram a transição digital completamente. Muitas das ameaças que o setor já vinha enfrentando, ao longo dos anos, se intensificaram na crise atual. Pensando nisso, o Google anunciou, na última terça-feira, que os comerciantes poderão passar a vender gratuitamente na plataforma, ainda em 2020 (nos EUA antes do fim de abril, e no mundo antes do fim do ano).

Segundo o Google, com o fechamento das lojas físicas, o comércio digital se tornou uma forma de salvação para os varejistas. O que pode ser observado é que quanto mais os consumidores compram online, mais eles buscam produtos não essenciais, como brinquedos, roupas e itens para o lar. Embora isso represente uma oportunidade para as empresas que estão passando por dificuldades, muitas delas não podem fazer em grande escala.
Por conta disso, a ideia da empresa é que, a partir da próxima semana, os resultados da pesquisa na guia Google Shopping sejam, principalmente, de listagens gratuitas, ajudando os comerciantes a se conectarem melhor com os consumidores, independentemente de anunciarem na plataforma.
- Com milhões de pesquisas de compras no Google todos os dias, sabemos que muitos varejistas têm os itens que as pessoas precisam em estoque e estão prontos para enviar, mas são menos detectáveis online - diz o anúncio.
Para os varejistas, essa alteração significa exposição gratuita a milhares de pessoas que acessam o Google diariamente para atender às suas necessidades de compras. Aos consumidores, representa mais produtos de mais lojas, que podem ser descobertos facilmente. Já para os anunciantes, as campanhas pagas agora poderão ser aumentadas com as listas. O objetivo principal das vendas gratuitas é fornecer um alívio para as empresas durante a pandemia de coronavírus e lançar as bases para um ecossistema de varejo mais saudável no futuro.
O Google também anunciou uma nova parceria com o PayPal para permitir que os comerciantes vinculem suas contas. De acordo com o texto, isso vai agilizar o processo de integração, garantindo que os resultados sejam apresentados com qualidade aos usuários.

- Continuamos a trabalhar em colaboração com muitos dos nossos parceiros já existentes, que ajudam os comerciantes a gerenciar seus produtos e inventário, tornando o comércio digital mais acessível para empresas de todos os tamanhos - destaca o texto.