23 de novembro de 2020

"Novo normal" a favor dos negócios: comportamentos de compra que vieram para ficar

Um artigo recente publicado pelo Google chamou a atenção da equipe da Buzzer Digital. E é exatamente isso que viemos dividir com você no post de hoje. Num cenário de pandemia e crise econômica, negócios foram forçados a repensarem seus planejamentos ao longo mês a mês. Ainda assim, a experiência de um ano tão dinâmico como 2020 tem ensinado a olhar para o presente em busca de respostas eficazes.

Em tempos de COVID-19, as pessoas estão economizando mais e cortando certas despesas. Segundo o Google, essa racionalização do consumo pode ser positiva para o varejo, trazendo à tona três diferentes tipos de consumidores:

1 - O de subsistência (que compra o básico para sobreviver),
2 - O de reflexão (que aposta em funcionalidade e preza o consumo consciente, valorizando sustentabilidade e produção em menor escala)
3 - O de celebração (a compra como expressão de prazer e premiação pessoal, que pode tender para o excesso e para o luxo).

Os nichos de consumo — seja aquele que compra o básico, seja o que pode gastar mais — registraram também uma migração expressiva para as compras online. Mas isso não significa que as lojas físicas tenham perdido sua importância. A reabertura do comércio ainda passa por ajustes e exige um processo de reconquista da confiança do cliente. É por isso que integração das jornadas on e off tem sido tão importante neste período de flexibilização da quarentena e volta às ruas.

No vídeo abaixo, Aline Prado, Especialista em Insights, Marcas e Comportamento do Google, oferece uma perspectiva sobre o tema ao explicar como marcas e empresas podem usar este novo contexto a favor dos negócios.

Fonte: Think With Google