21 de setembro de 2020

Pesquisa aponta que 86% dos brasileiros pretendem comprar online na Black Friday e no Natal

Em meio a um cenário de pandemia, distanciamento social e crise econômica mundial, uma boa notícia para as marcas: 70% dos consumidores pretendem comprar online e não pensam em diminuir seus gastos durante a Black Friday e o Natal. No Brasil, esse percentual chega a 86%. Os números são da pesquisa global O Caminho para a Retomada: os Picos de Venda para 2020 Repensados, elaborada pela Rakuten Advertising, empresa especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital, que ouviu 8 mil pessoas em todo o mundo.

Impactos da Covid-19 no Brasil

- 86% dos brasileiros vão utilizar o e-commerce nas principais datas do varejo até o fim de 2020, sendo 31% priorizando o celular. Este número só é menor do que o percentual apontado pelos chineses, onde 90% disseram que comprarão online. Por outro lado, supera o dos EUA (80%), o que chama atenção, uma vez que o mercado de e-commerce norte-americano é muito maior que o brasileiro. Veja abaixo outros números relevantes da pesquisa:
- 73% dos consumidores passaram a comprar mais no ambiente online
- 50% dos consumidores são influenciados a comprar se houver códigos de desconto e/ou cashback disponíveis;
- Os consumidores brasileiros pretendem comprar predominantemente no mercado interno (31%) nesta alta temporada de compras;
- 78% pretendem comprar presentes;
- 33% tendem a aumentar os gastos com compras para familiares de primeiro grau;
- 57% querem diminuir os gastos ao presentear amigos.
38% dos brasileiros dizem que estão abertos à publicidade das marcas para datas promocionais, 14% a mais do que a média de outros países e apenas 6% acham a publicidade algo irritante.

Cenário Mundial

De acordo com a pesquisa, 40% das pessoas no mundo tiveram alguma redução em ganhos devido à Covid-19. Apesar disso, 87% devem ir às compras no Natal e 57% planejam algum gasto na Black Friday. Além disso, 50% dos consumidores em todo o mundo estão preferindo comprar de empresas locais durante a pandemia. Confira outros números:
- Mais de 70% dos consumidores não planejam diminuir os gastos para o período de alta de compras em 2020, apesar de mais de 40% dos compradores mencionarem uma diminuição nos gastos das famílias devido á COVID-19
- 50% das famílias compraram mais de empresas locais, 66% aumentaram seus gastos on-line e 35% dos consumidores pesquisaram ofertas e ofertas
- Mais de 60% dos consumidores pretendem gastar durante novembro e dezembro
- 75% dos consumidores compram para um número que varia entre 1 e 5 pessoas durante a alta temporada de compras e têm maior probabilidade de aumentar os gastos com a família imediata

Oportunidades para as marcas

"A intenção de gastar durante o período de pico das compras em 2020 permite que as marcas envolvam os consumidores, compensem as vendas perdidas no início do ano e se preparem para o sucesso no novo ano. Além disso, alguns hábitos de consumo formados durante a COVID-19 vieram para ficar. Mais consumidores estão comprando on-line do que nunca, incluindo aqueles com dados demográficos mais antigos. O consumo local também está aumentando, com 50% dos consumidores em todo o mundo optando por aumentar os gastos com empresas locais (PMEs) durante a COVID-19. As marcas podem aproveitar os aprendizados destacados neste relatório para superar desafios e fazer mudanças permanentes", aponta o relatório da Rakuten.